,

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Flor de sal

Em nosso dia-a-dia, percebemos que alguns produtos da loja chamam especial atenção de nossos clientes. As perguntas sobre as características, a procedência ou o melhor uso deste ou daquele produto são freqüentes. Um deles é a flor de sal.

Tesouro da gastronomia francesa, a flor de sal (fleur de sel) são cristais que formam uma fina camada sobre a superfície das salinas, em uma combinação harmoniosa da água do mar com o sol e o vento. Possui grãos irregulares, de textura crocante e sabor delicado, que encantam chefs e gourmets do mundo todo.

O fino ingrediente é colhido artesanalmente pelas mãos cuidadosas dos paludiers ou sauniers, os profissionais que, seguindo uma tradição celta milenar, colhem cristais antes que eles se precipitem nas salinas. Na França, a coleta acontece durante o verão, de julho a setembro, por meio de um instrumento especial, a lousse. É o contato com a água salgada que torna esse condimento rico em nutrientes como potássio, magnésio, cálcio e ferro. No sal comum, esses elementos são perdidos durante a precipitação. Os principais produtores são Guérande, île de Ré e île de Noirmoutier, na costa atlântica francesa.

Usada como condimento especial na finalização de pratos, pode ser saboreada crua, ou sobre saladas, legumes cozidos, aves e peixes grelhados. Fica uma delícia sobre pão fresco combinado com manteiga sem sal, azeite ou queijo. Dá um toque especial a comidas delicadas.

A Companhia das Ervas tem flor de sal nacional que chega de Mossoró, no RN, e pode ser apreciada in natura ou condimentada. É uma boa alternativa ao produto importado, que pode ser reservado para ocasiões especiais.

Aqui vai uma sugestão bem diferente para o uso da flor de sal:

Doce de côco com gengibre e flor de sal
  • 300g de coco fresco ralado
  • 300g de açúcar
  • 50g de gengibre ralado fino
  • 150ml de água
  • minipitada de flor de sal, para servir

Misture a água com o açúcar e leve ao fogo. Mantenha em fogo baixo e mexa até todos os cristais de açúcar dissolverem. Quando não sentir mais nenhum cristal, aumente o fogo e deixe, sem mexer. Ferva a calda até obter ponto de fio. Jogue o gengibre na panela, mexa por dois minutinhos e acrescente o coco. Cozinhe por cerca de 10 minutinhos, retire e deixe esfriar um pouco em um pote. Divida o doce copinhos e coloque 4 grãozinhos de flor de sal em cada um. Coma de colherinha.

Nenhum comentário: